quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

EJA

Apesar dos diversos avanços na legislação,dos Programas e Políticas lançados periodicamente e das avançadas discussões envolvendo amplos setores da sociedade, o Brasil continua a exibir índices nada agradáveis de analfabetismo entre a população maior que 15 anosde idade.
Isso ocorre porque as possibilidades de crianças e jovens estarem inseridos na escola em idade adequada muitas vezes são reduzidas. As causas desse abandono variam desde a própria necessidade de que a criança ou adolescente auxilie com algum tipo de trabalho, para aumentar a renda doméstica ou até mesmo a desestruturação da família e a falta de condições de incentivo a continuação dos estudos.
Esses alunos que deixaram precocemente a escola muitas vezes retornam, quando mais velhos, sentindo falta da escolaridade que não obtiveram no período ideal, ou chegam a determinados momentos de suas vidas nos quais já é possível frequentar a escola.Um exemplo disso são aquelas senhoras que conhecemos na visita a Escola Liberal Zandonadi, mesmo com a idade avançada, voltaram a estudar para realizar pequenos sonhos, ler revistas, contar dinheiro e outras simples coisas do nosso dia a dia.

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