sábado, 26 de novembro de 2011

Ao considerarmos que o educador pode trabalhar com assuntos do cotidiano, uma sugestão é pesquisar a história de vida dos alunos.

Postado por : Maria Eloiza Xavier.


Seqüência didática.

Disciplina: história.

Objetivos

· Construção da identidade

· Pesquisar a História de vida de cada aluno.

· Desenvolver a capacidade de ler e interpretar documentos.


Conteúdos

- Leitura e interpretação de documentos (livros, fotografias e documentos pessoas como certidão de nascimento, RG,CPF, entre outros).
- Relato.
- Linha do tempo.

Anos

EJA - I segmento.

Tempo estimado

Cinco aulas.

Material necessário
Papel pardo, pincel atômico e a maior diversidade possível de documentos históricos, livros, reportagens de jornal e fotos antigas.

Desenvolvimento

1ª aula.

Inicie apresentando a proposta de investigar a História de cada um. Em uma roda de conversa cada um expor o que sabe sobre uma historia. Para a próxima aula trazer documentos pessoais e entrevistar pessoas mais velhas da comunidade com o objetivo de descobrir mais sobre o passado de cada um.

2ª aula.

Fazer analise coletivamente de documentos tais como : livros que falem sobre a origem das famílias, documentos pessoas como certidão de nascimento, RG,CPF, entre outros. Observando informações tais como: local de nascimento, nome dos pais, data. Colocar essas informações no papel pardo para analise e exposição. Socializar as informações coletadas nas entrevistas. Para a próxima aula trazer fotos antigas.

3ª aula.

Cada aluno falará sobre a foto que trouxe. Agrupar as fotos por ano, fazendo uma linha do tempo com comentários pertinentes para expor em sala.

4ª aula

Individualmente fazer um breve relato escrito sobre sua história de vida, as produções farão parte do livro confeccionado pela sala.


5ª aula

Confraternização e exposição aberta ao público do livro com o título: Minha vida!


Avaliação.

Avaliar a participação individual .

Nenhum comentário:

Postar um comentário